George Lucas: conheça a história do criador de Star Wars!

George Lucas é o criador de um dos maiores sucessos de bilheterias das últimas décadas: a série de filmes Star Wars. Em 1977 foi lançado o primeiro longa, sucesso de público e de crítica que tornou-se um clássico do gênero da fantasia científica. Desde então George Lucas começou a construir seu império que rendeu diversos produtos licenciados e colecionáveis.

Com o lançamento de Guerra nas Estrelas, o cinema abriu-se para um novo conceito de entretenimento. Conheça um pouco mais da história do criador de Star Wars: George Lucas!

Antes da fama

george lucas infância

George Lucas nasceu em Modesto, uma cidadezinha no estado da Califórnia, em 1944. Seu pai, um comerciante autoritário e conservador, proveu uma educação rígida a George Lucas.

Durante a infância e adolescência, George Lucas foi apaixonado por duas coisas: histórias em quadrinhos e automóveis. Mas um acidente terrível de carro o obrigou a abandonar o sonho de tornar-se piloto profissional.

George Lucas iniciou seus estudos na Universidade da Califórnia do Sul em meados dos anos 60. Fez o curso de ciências sociais e se interessou por mitologia e antropologia. Mas sua grande paixão era o cinema, o que culminou no rompimento com seu pai que era contra essa escolha.

Primeiros filmes

george lucas thx-1138 4eb
Cena do seu primeiro curta-metragem: Electronic Labyrinth: THX-1138 4EB

Durante o curso de cinema na universidade, George Lucas produziu um curta-metragem chamado “Electronic Labyrinth: THX-1138 4EB”. O projeto recebeu diversos prêmios e chamou a atenção da Warner Bros, que apostou em um longa do mesmo tema chamado “THX-1138”, mas que não fez tanto sucesso.

Seu segundo filme, entretanto, foi uma grande sensação dos anos 70. Lançado em 1973, “Loucuras de Verão” (American Graffiti, em inglês) é uma comédia baseada na adolescência de George Lucas e foi o trampolim para que ele tirasse outro projeto do papel: um western espacial inspirado em Flash Gordon e Buck Rogers e que se tornou um clássico do cinema: Guerra nas Estrelas.

Star Wars

george lucas star wars

Em 1974, George Lucas começou a trabalhar no conceito de Star Wars. Depois de escrever o roteiro diversas vezes, contratou Ralph McQuarrie para auxiliá-lo na entrega do projeto junto à 20th Century Fox. Em 1976, como a Fox já não possuía um estúdio de efeitos especiais, George fundou seu próprio estúdio: o Lucas Film e deu continuidade ao projeto dos seus sonhos. Em 2012 o estúdio foi vendido para a Disney por 4 bilhões de dólares.

O orçamento do primeiro filme da saga Star Wars foi de 9,5 milhões de dólares, valor gigantesco para a época. O faturamento da obra no final do mesmo ano do lançamento foi de 193 milhões de dólares!

As sequências

george lucas star wars sequências

George Lucas optou por liberar os episódios de Star Wars fora da ordem cronológica, o que atraiu ainda mais atenção para a saga.

O primeiro filme é “Star Wars episódio IV: Uma Nova Esperança” de 1977. Os demais foram lançados nos anos seguintes:

  • Em 1980, “Star Wars episódio V: O Império Contra-ataca”.
  • Em 1983, “Star Wars episódio VI: O Retorno do Jedi”.
  • Em 1999, “Star Wars episódio I: A Ameaça Fantasma”.
  • Em 2002, “Star Wars episódio II: Ataque dos Clones”.
  • Em 2005, “Star Wars episódio III: A Vingança dos Sith”.
  • Em 2015, “Star Wars episódio VII: O Despertar da Força”.
  • Em 2016, “Rogue One: Uma História de Star Wars”, lançamento previsto para dezembro.

Existem outros filmes do universo de Star Wars programados até 2019.

Outros filmes de sucesso

george lucas indiana jones
Cena do filme Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

George Lucas é um grande colecionador de sucessos. Além da saga Star Wars, acumula diversas outras sensações de bilheteria como a trilogia de Indiana Jones, personagem que também aparece em séries de televisão e jogos eletrônicos.

Com uma mente fértil e criatividade impressionante, George Lucas é o responsável pela criação de histórias que estão até hoje no imaginário do público e que mantêm uma legião de fãs fiéis e devotados.

Gostou do post? Compartilhe com outros fãs de Star Wars e também acompanhe nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.